10 de out. de 2012

Pedalada del Fuego

A pedalada solitária pela Patagônia e Terra do Fogo 

Fabio Zander

.



Essa segunda edição, com 120 páginas, foi revisada e atualizada.

O livro descreve, com base no diário de viagem, a pedalada solitária a Ushuaia no início do inverno de 2001, além de conter um mapa do trajeto, dicas para cicloturismo, informações das regiões percorridas e um raio-x da bicicleta.

As melhores imagens da pedalada foram inseridas em seis páginas.

O livro também conta um pouco da minha história e o envolvimento com o cicloturismo e a transformação de um hobby.
O capítulo seis foi especialmente reservado ao "Desafio nos Andes", a minha primeira pedalada atravessando a Cordilheira dos Andes e a Patagônia.


Trecho do livro Pedalada del Fuego :


Ao entardecer atravessei a fronteira da Argentina com o Chile. A minha frente, com suas águas agitadas, estava o histórico Estreito de Magalhães e do outro lado a tão desejada Terra do Fogo e o meu destino final, a distante Baía de Lapataia, em Ushuaia.
Resolvi passar a noite de frente ao estreito, montando minha barraca na estepe conforme a posição do vento. Por volta das 23 horas, já dormindo, o vento mudou de posição vindo violentamente do sul, entortando a armação da barraca.
Após meia hora esticado e segurando as paredes da barraca com mãos e pés, resolvi sair e mudar o posicionamento de minha pequena moradia.
Resultado: dormi ao relento, a –5o C, enrolado em minha barraca e ao lado de minha fiel companheira de viagem, a bicicleta. Pela manhã acordei coberto com uma fina camada de cristais de gelo.
Finalmente havia entendido o que os pastores de ovelhas me precaviam: o vento sul vindo da Antártica era traiçoeiro e trazia consigo força e mau tempo.
Era a natureza mostrando seu poder, expondo minha fragilidade perante sua grandeza e exigindo respeito, sempr
e.








Nenhum comentário:

Postar um comentário